quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vale mais que uma nota

A Patativa volta a campo logo mais, por volta das vinte horas, em partida válida pela segunda rodada do Pernambucano 2013. O adversário é o Pesqueira, que também busca sua segunda vitória. Quem vencer, permanecerá na liderança e poderá engatar uma sequência importante para as pretensões de vaga na Copa do Brasil. Falando assim parece exagero, já que a disputa acabou de começar. Veja então por outro ângulo: quem vencer o duelo hoje a noite no Lacerdão, terá jogado um quarto do campeonato e contará com um aproveitamento de 100%. Os números se tornam mais impactantes, não? Apesar disso, a partida deverá ser apenas coadjuvante nesta noite de quarta-feira.

Quem acessar qualquer portal esportivo ou ler os artigos futebolísticos dos nossos jornais hoje, verá pouco sobre o Campeonato Pernambucano. Nas principais manchetes, a estréia do Náutico, na segunda rodada, mas tratada apenas como estréia. E com o time de juvenis. Aos menos informados, dará a impressão de que o campeonato começa hoje. Nas demais matérias de destaque, apenas a Copa do Nordeste. A importância da competição para nossa região é inegável, mas não a ponto de darmos um tiro no próprio pé desprezando nosso estadual. Amanhã o Nordestão pode voltar a ser mera página na história e nós ficamos com a herança de um estadual morno e desvalorizado, criada pelo próprio despeito da imprensa da capital.

No Diário de Pernambuco de hoje, a equipe de esportes deu as caras e mostrou como é que se faz jornalismo de verdade. O espaço destinado ao Campeonato Pernambucano é menor que o destinado à publicidade. E publicidade do próprio jornal, diga-se. O duelo em Caruaru que poderá valer a liderança momentânea do primeiro turno, então, mereceu apenas uma pequena nota, menor, por exemplo, que a foto de Kaká presente na matéria sobre a convocação de Luís Felipe Scolari ontem. E olha que a fase anda tão instável pro nosso craque que ele sequer foi convocado. Entre no portal do SuperEsportes e você terá trabalho em encontrar algo sobre as outras sete equipes, além do Náutico, que entram em campo hoje pela segunda rodada do estadual. Mas não se preocupe, se você quiser saber como foram os primeiros dias do novo presidente do Palmeiras no comando do clube, você encontrará uma matéria tratando do assunto. Como se alguém se importasse com isso.

Sobre o Central que brigará pela liderança hoje, o malfadado jornal se limita a dizer que "O atacante Fumaça, um dos artilheiros da competição, com dois gols, promete dar o seu melhor". Parece piada, mas tem gente recebendo pra escrever esse tipo de obviedade. Uma mísera nota sobre uma partida que pode valer o turno para as equipes. 

Mas se você é um incansável torcedor, a duras penas deve ter conseguido garimpar informações e saber que hoje a Patativa vai a campo com poucas alterações em relação ao time que goleou o Porto. Carlos Lima, lesionado, dará lugar a Erick, que já o havia substituído muito bem no intervalo no domingo, enquanto que Juninho deixará a jaqueta de número um para Rodrigão. O motivo da substituição não é físico, técnico ou pessoal, apenas invencionice da cabeça de Marcelo Rocha, que adotou um sistema de rodízio de goleiros. Aos torcedores alvinegros, cabe esperar que nesse rodízio não sirva frango. Já que de ave a gente entende e o cardápio da Patativa no domingo contou com um Gavião fácil de ser digerido, o abate da Águia pesqueirense hoje não deve ser tarefa das mais complicadas.

Avante Patativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário