quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O perfil de Ricardo Oliveira

Novo treinador centralino já comandou atividade
na tarde de hoje no Lacerdão
Foto: ASCOM Central
Ricardo Oliveira, alagoano, 52 anos, foi volante de várias equipes pelo Nordeste, como CRB/AL, CSA/AL e Campinense/PB, além de ter passado pelo próprio Central Sport Club. Com estilo aguerrido em campo, tornou-se auxiliar do treinador Roberval Davino após o término da carreira. Com Davino, aprendeu a passar aos grupos com os quais trabalhou a garra típica do volante cão de guarda que foi quando jogador.

Com uma experiente carreira de técnico que já ultrapassou os dez anos, Ricardo já esteve à frente de grandes clubes de Sergipe e Alagoas, sendo, inclusive, campeão sergipano de 2009 comandando o Confiança. Um ano antes, em 2008, trabalhou no Ceilândia/DF junto com o atual gerente de futebol da Patativa, Adriano Coelho. O treinador destaca-se também no trabalho de base. Em 1999, comandou o Primavera de Indaiatuba/SP, revelando jogadores como André Leone (zagueiro ex-Goiás e Sport), Alex (meia ex-Corinthians e Internacional) e Corrêa (volante ex-Palmeiras, atualmente no Atlético/MG). 

Ainda no futebol paulista, participou da campanha que levou o Guaratinguetá/SP da Série A3 para a Série A2 do estadual em 2004. Segundo informações que o BlogCentralino conseguiu apurar em contato com a imprensa paulista, Ricardo ainda hoje é lembrado com alegria pelos torcedores e dirigentes do Guará, pelo trabalho feito com muita seriedade que marcou uma arrancada da equipe que viria a disputar a Série B do Brasileiro algumas temporadas depois.

No ano passado, o treinador voltou a comandar o Ceilândia/DF, porém o bom trabalho foi interrompido antes do término do estadual graças a divergências com o então gerente de futebol do clube Candango, Adelson de Almeida. Na época, o treinador acusou o gerente de interferência em seu trabalho e pediu demissão do clube, mesmo com a equipe, que contava com nomes como Dimba e Iranildo, liderando sua chave no Campeonato Candango.

Ricardo Oliveira fará sua estréia no futebol Pernambucano. Em Caruaru, reencontrará um parceiro com quem teve identificação, justamente por terem estilos semelhantes. Ricardo quer, ao lado de Adriano, selar a parceria conseguindo classificar a Patativa não só para a Série D deste ano, mas também para a Copa do Brasil e Copa do Nordeste da próxima temporada.

Ricardo Oliveira trabalhou com Adriano Coelho no Ceilãndia/DF
Imagem: Arquivo Ceilândia EC 2008
Clubes por onde passou:
Alagoas: CRB, CSA, CSE, Corinthians e Coruripe
Sergipe: Confiança e Sergipe
Distrito Federal: Ceilândia e Legião FC
São Paulo: Guaratinguetá, Primavera, Águas de Lindóia, América de Rio Preto e Osasco

2 comentários:

  1. Boa sorte ao novo treinador do Central, mas não gostei da mudança de comando, ficou parecendo falta de planejamento da diretoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Júlio!
      Mas a falta de planejamento foi logo na pré-temporada. Apesar de ser uma grande pessoa e um profissional íntegro, Marcelo Rocha ainda não tinha atributos para a empreitada.
      O nível de cobrança do Central exige alguém com um pouco mais de experiência.
      A mudança foi necessária para corrigir um erro anterior.

      Excluir