quarta-feira, 20 de março de 2013

Pré-jogo: se chover, o bicho pega

Tallys desequilibrou no primeiro turno. Seus passes são a esperança de nova vitória hoje

Ontem foi dia de São José e dizem que se chover nesta data, a colheita do milho é garantida em junho. Como terra da maior festa junina do mundo, isso muito nos interessa. Nos arredores do agreste, e até no sertão, tivemos lampejos de chuva durante a terça. Então pode preparar a fogueira que vai ter milho pra assar. Hoje no Luiz Lacerda, pode chover também.

Central e Náutico fazem às 22h o único jogo da quarta-feira - a rodada será complementada no fim de semana. A julgar pelas apostas dos treinadores no ataque, deve chover bola na área das duas equipes. Leivinha e Mancini apostam em homens com presença de área, atuando como referência. Será um tormento para duas defesas que deixam seus torcedores em estado de desespero a cada bola cruzada na área.

Na Patativa, a aposta é em uma dupla formada por homens de referência. Zulu e André Nunes terão a missão de segurar a defesa do Timbu, criando espaços para os avanços de Tavares, que jogará aberto como um terceiro atacante, de Tallys e dos laterais Jean Batista e Thiago Araújo. Pelo lado alvirrubro, Élton é o artilheiro do campeonato e sempre leva perigo em bolas altas.

Leivinha pela primeira vez dará sua cara ao time. O esquema proposto pelo treinador para hoje é semelhante ao que ele aplicou ao Belo Jardim durante o primeiro turno. Na ocasião, Leivinha foi derrotado por 3x2 para o Náutico na última rodada, mas chamou atenção o poder de reação da equipe, que buscou o resultado após estar perdendo por 3x0.

Na zaga, Gustavo está suspenso, no seu lugar entra Paulo Vítor. Ao contrário do que chegou a ser anunciado, o zagueiro Alemão ainda não ganhou condição de jogo. No meio, a semana foi de mudanças para o alvinegro. O torcedor foi pego de surpresa com o anúncio do empréstimo de Diego Góis ao Gama/DF. Fernando Pires sumiu e ainda não deu as caras. Com isso, Douglas Amaral ganhará a primeira oportunidade entre os titulares, ao lado de Cléber.

O adversário

Nem os alvirrubros estão com confiança plena para a partida de hoje. A equipe parecia ter se recuperado bem da derrota para o próprio Central no primeiro turno e obteve uma ótima sequência até a rodada passada, quando teve a primeira prova de fogo. A derrota para o Sport no clássico constatou com o time não joga uma bola tão redonda assim. A falta de movimentação do meio-campo fez Mancini modificar a dupla. Jogarão Martinez e Marcos Vinicius no lugar de Vinicius Pacheco e Giovanni Augusto. Em relação ao time que perdeu para o Sport, o Náutico que vem a Caruaru hoje será um time de mais movimentação e levará perigo nas bolas paradas. O meia Martinez esteve em campo no Central 1x5 Palmeiras pela Copa do Brasil 2008 e marcou para o alviverde.

O jogo

Os dois treinadores não apostam nas bolas aéreas à toa. A bola alçada na área vem sendo justamente o ponto fraco das duas defesas. Central e Náutico se assemelham por terem zagueiros bons no combate mas que têm dificuldade em subir no tempo certo da bola. Leivinha apostará em um esquema aberto, com Tallys e Tavares caindo pelos lados e André Nunes e Zulu se revezando na função de pivô. É uma aplicação do esquema que tem sido utilizado por diversas equipes de destaque no futebol. Vale a pena apostar também nos arremates de fora da área, já que o goleiro alvirrubro costuma bater roupa. Foi em um lance do tipo que garantimos o gol da vitória nos Aflitos no primeiro turno.

Arbitragem

Pouco vem se falando sobre a polêmica envolvendo a arbitragem do duelo entre Patativa e Timbu. Sandro Meira Ricci chegou a ser escalado após sorteio, mas viu a FPF intervir e realizar novo sorteio. A repercussão foi maior por um dia antes o presidente alvirrubro ter desafiado a comissão de arbitragem a escalar Ricci em outro jogo do Náutico. O presidente da equipe da capital transferiu para o árbitro a responsabilidade pela derrota no clássico de domingo. A justificativa da FPF é que foi um erro incluir Ricci no sorteio, uma vez que o regimento interno veta a possibilidade de um mesmo árbitro apitar duas partidas seguidas de um clube. Quem apitará o jogo de hoje, portanto, será Gilberto Freire. Dá pra confiar?

FPF "desescalou" Sandro Meira Ricci após sorteio

Avante Patativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário