Novamente surgem rumores sobre uma provável participação alvinegra na Série D do Campeonato Brasileiro.
A hipótese já passou por uma provável desistência do Porto, logo desmentida. Depois foi a interdição da Federação Piauiense por parte da CBF, mas os direitos esportivos do estado foram restituídos em meados de Maio.
Mas eis que, no apagar das luzes, uma vaga na competição pode cair no colo da Patativa. Nessa semana, especulou-se uma provável desistência do Guarani de Juazeiro/CE, abrindo uma vaga na competição. Porém, vale ressaltar que a vaga fica para o estado, passando para o grupo apenas se não houver interessados no estado detentor da vaga.
Sem criar falsas expectivas, é praticamente impossível que não haja um representante cearense. Em caso de desistência do Guarani, a vaga sobraria para o Horizonte, que mostra-se com condições de arcar com os custos da competição. Ainda assim, existem outras possibilidades como Itapipoca, Tiradentes, Crato e Ferroviário. Difícil não existir interessados nessa lista.
Porém, outra possibilidade surgiu nos últimos dias. E essa sim é bem provável.
O TJD da Paraíba impugnou o título paraibano do Treze, por irregularidades no segundo jogo da semi-final do segundo turno contra o Botafogo/PB. O Treze perdeu os pontos da partida, e a determinação é de que a final seja realizada entre Botafogo e Campinense, com o campeão fazendo a finalíssima com o Treze, que sagrou-se campeão do primeiro turno.
E onde entra o Central nessa história?
O prazo de inscrição de clubes para a Série D vai até o dia 7 de Julho. Se o imbróglio não tiver sido resolvido até lá, a Paraíba poderá ficar sem representante na Série D 2011, deixando sua vaga para o estado de melhor posição no ranking em seu grupo, no caso, Pernambuco.
A situação é complicada, mas vale salientar que 35 dias pode ser tempo suficiente para que se resolva a questão. As finais devem acontecer, e nesse prazo já será conhecido o novo campeão paraibano, que pode ser até o próprio Treze.
O caso só tomaria proporções maiores caso o Treze perca mesmo o título e consiga efeito suspensivo para a decisão, ou em caso do alvinegro de Campina Grande se recusar a entrar em campo na finalíssima.
É bom lembrar que é de interesse de toda Paraíba que haja um representante do estado na Série D, o que deve mobilizar o TJD/PB para que interceda junto ao STJD, visando agilizar os recursos afim de cumprir o prazo de inscrição determinado pela CBF. Aqui, temos o exemplo do caso do apagão em Salgueiro na primeira rodada do Pernambucano, que foi para o STJD e ainda não teve resolução. Fica a torcida para que o tramito do caso no STJD leve mais que 35 dias para encontrar uma resolução.
Em todo caso, vale o torcedor alvinegro acompanhar de perto o desenrolar do caso e ligar o alerta quanto a possibilidade da Patativa jogar o Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário