quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Clássico das Aves


Central e América em jogo do Campeonato Pernambucano
de 1980, no estádio Jefferson de Freitas, em Jaboatão.
Créditos: Blog do Mequinha.

Talvez muita gente não dê tanta atenção à partida que acontecerá logo mais às 20 horas no estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho. Porém, provavelmente trata-se do jogo mais tradicional da rodada, Central e América, ou Patativa e Periquito, duelam pela 4ª rodada do Campeonato Pernambucano, um jogo que, oficialmente pela primeira divisão estadual, não acontecia desde 1995.
Naquele ano, Central e América se enfrentaram quatro vezes. Na primeira partida, um empate em 2-2, em seguida duas vitórias Centralinas por 1-0 e 6-1, e uma vitória do América por 2-0, naquela que foi a última partida entre os clubes pela primeira divisão do Pernambucano.
A primeira partida entre os clubes, data de 1937, em Caruaru, com vitória alvinegra por 2-1. Ao longo dos anos, a história registra 106 jogos entre as duas equipes, sendo 48 vitórias da Patativa, 30 do Periquito e 28 empates, com um total de 261 gols, onde 153 foram marcados pelo Central, e 105 marcados pelo América. Dados do instituto RSSSF Brasil.
No ano passado, as duas equipes se encontraram pela última vez, porém de forma amistosa. O Central preparava-se para a Série D do Brasileiro, e o América para a Série A2 estadual. O confronto foi no Ninho do Gavião e terminou com vitória alvinegra por dois tentos a um.
Para esta rodada, a expectativa da torcida Centralina é, sem dúvidas, que a hegemonia alvinegra prevaleça em mais um confronto. Os treinadores preferem esconder suas escalações, mas as equipes não devem mudar muito em relação a última rodada.
Em relação ao Central, a equipe concentra desde ontem na cidade de Vitória de Santo Antão, visando diminuir os desgastes de viagem, e deve seguir logo mais no fim da tarde para o Cabo de Santo Agostinho.
Simões pode fazer mudanças no meio e no ataque, com as entradas de Romero e Kléber Paraná, mas não há nada confirmado até o momento.

FICHA DO JOGO

Estádio Gileno de Carli (Cabo de Santo Agostinho)
Horário 20h
Ingressos: R$10 (inteira) R$5 (meia entrada)
Árbitro: Anderson Freitas
Assistentes: Ubirajara Ferraz e Marcelino Costa

AMÉRICA:  Gleibson, Alex Roma, Negreti, Carioca (Nei Baiano) e Neto Bolacha; Givaldo, Mousinho, Batata e Edmílson; Branquinho e Silvano.
Técnico: Luciano Ribeiro

CENTRAL:  Sérvulo, Émerson, Valnei e Breno; Gustavo, Fernando Pires, Wilson Surubim, Vassoura (Romero) e Vanderson; Harley e Danilo Pitbull (Kléber Paraná)
Técnico: Maurício Simões

Um comentário:

  1. Maravilhosa Graça!!!
    Parabens Antônio Neto pela iniciativa.
    Visito diariamente o Giro dos Esportes,
    estarei visitando também a tua página.
    Muito boa a idéia de trazeres uma história antiga doconfronto.
    Em 1980, ainda estava morando em Pernambuco,
    me encontrava no recife estudando.
    Abraço alvinegro.

    ResponderExcluir